Você sabia que a maior usina de energia fotovoltaica da América Latina fica no Brasil? O Parque Solar São Gonçalo, no Estado do Piauí, no nordeste brasileiro, entrou em funcionamento no último dia 13 de abril deste ano. Esta primeira parte da Usina teve um investimento de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade de 475 megawatts (MW). A segunda parte, que também deve entrar em funcionamento ainda este ano, tem capacidade de 133 megawatts (MW) e custou R$ 422 milhões. O complexo todo, depois de pronto, poderá produzir 1.200 GWh (Gigawatts-hora) de energia por ano.
Mas até a recente entrada em funcionamento da Usina São Gonçalo – localizada em São Gonçalo do Gurguéia – o maior parque solar da América Latina também ficava no Piauí, no município de Ribeira. A Usina Nova Olinda ocupa uma área de 690 hectares (6,9 Km²), no município de Ribeira. Com 930 mil placas solares, tem a capacidade de gerar 600 GWh por ano, o que significa geração de energia para 300 mil residências.
Os dois projetos foram implementados pela empresa Enel Green Power, subsidiária de energia renovável do grupo italiano Enel. Tudo começou em 2015, quando a empresa ganhou um leilão de energia. O prazo para realizar a primeira usina, a Nova Olinda, era de dois anos, mas a obra foi finalizada em 14 meses. Com os dois parques, o Piauí é o estado líder em energia solar centralizada no Brasil, seguido do Ceará, com 829,1 MW e da Bahia, com 776,8 MW. Atualmente, o Brasil acumula mais de 2,48 Gigawatts (GW) em capacidade de usinas solares em operação, com mais 883 MW em construção.
E aproveitar a radiação solar, tão abundante no Brasil, significa grande benefício para o meio ambiente! Quando os dois parques estiverem em pleno funcionamento, vão evitar a emissão de 1.210.000 toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano. Por isso, a energia fotovoltaica é considerada uma fonte de energia renovável e limpa. E como se transforma a radiação do sol em energia elétrica? Os raios são captados pelos painéis ou placas fotovoltaicas, mais conhecidas como placas solares. Esta radiação é transformada em energia elétrica, gerada por meio das células fotovoltaicas feitas de silício.
O Brasil tem outras grandes usinas de energia fotovoltaicas. Minas Gerais tem a sua, localizada em Pirapora, em operação desde 2017. Com mais de um milhão de painéis solares gera 321 MW de energia. A usina solar construída no Mineirão, em Belo Horizonte, é considerada a maior de um estádio de futebol no Brasil, com mais de 6.000 painéis solares. A Bahia tem a Usina Solar Ituverava, em Tabocas do Brejo Velho e a Usina Solar Bom Jesus da Lapa, no município de mesmo nome. No Ceará ficam as usinas Apodi e Quixeré.