Para produzir sua própria energia, aproveitando o sol que é de graça, você precisa de um sistema para captar e gerar eletricidade, ou seja, você transforma a radiação do sol em energia elétrica. Os raios são captados pelas placas fotovoltaicas (painéis solares) e a radiação é transformada em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas. Você produz sua própria energia que substitui ou complementa a energia elétrica disponível na rede elétrica convencional das concessionárias como, por exemplo, Cemig (MG), Escelsa (ES), Cesp (SP). Toda a energia elétrica produzida é injetada na rede da concessionária e, o que você não gasta, vira crédito, pelo Sistema de Compensação.
E vamos imaginar que você quer instalar um sistema de energia fotovoltaica na sua casa, comércio, indústria ou na área rural! Projeto feito, é preciso, então, regularizar, ou seja, homologar a energia solar do seu imóvel à concessionária de energia elétrica. A homologação é um procedimento padrão. A distribuidora convencional de energia fiscaliza o seu sistema solar para conferir se ele segue as normas de segurança. As regras são estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde 2012 através de Resolução Normativa que permite o uso de qualquer fonte de energia renovável, chamada de microgeração distribuída.
Depois de solicitar a conexão do sistema de energia solar à concessionária, o projeto deve ser enviado para que seja avaliado. O prazo para a instalação do sistema é de 120 dias para que seja feito um relatório que deverá ser enviado à concessionária. Depois de vistoria técnica e se estiver tudo certo, é autorizada a ligação e o relógio é trocado. A homologação é fundamental para a segurança do sistema e das pessoas que vão ocupar a residência ou o local onde foi instalado.
Mas você não precisa se preocupar com nada disso! Nós da Energy nos ocupamos para você. Cuidamos de toda a documentação para homologar o seu sistema de energia solar!